MEC solicita ensino com diversidade de teorias e versões (Ouça o Áudio)
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
WhatsApp
Print
Documento traz orientações sobre o respeito a crenças religiosas, pluralismo de ideias e sobre a não exploração de propagandas partidárias nas salas de aula.
O Ministério da Educação enviou nesta segunda-feira um oficio para os secretários estaduais e municipais de educação com sugestões para melhorar o convívio no ambiente escolar.
O texto enviado também às associações traz orientações sobre o respeito a crenças religiosas, pluralismo de ideias e sobre a não exploração de propagandas partidárias nas salas de aula.
Chamado de Escola de Todos, o projeto quer estabelecer as diretrizes para um ensino mais harmonioso. De acordo com o ministro Abraham Weintraub, a ideia é buscar o bom senso e a pacificação dentro dos colégios.
Questionado o ministro negou que a iniciativa esteja vinculada ao movimento Escola sem Partido. Ele afirmou que é preciso incentivar a tolerância de opiniões.
O ministro sustenta ainda que não vai se criar nenhum tipo específico de fiscalização da conduta de professores e alunos em sala de aula. Na avaliação do coordenador da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, rede que reúne grupos e entidades sobre educação, Daniel Cara, o texto não tem valor legal.
Ele diz que as rede públicas podem não seguir as orientações do MEC. O ministro da Educação ressaltou que o ofício trata de assuntos com respaldo da Lei de Diretrizes e Bases da Educação.