Candidatos e partidos têm até sábado para prestar contas à Justiça Eleitoral (Ouça o áudio)
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
WhatsApp
Print
Os candidatos e partidos políticos que disputaram o segundo turno têm até as sete da noite deste sábado para prestar contas da campanha à Justiça Eleitoral. Tanto os que foram candidatos à presidência quanto os que concorreram a algum governo de estado devem comprovar os ganhos e gastos de campanha. Em âmbito estadual, 28 candidatos a governador e vices de 17 Estados e do Distrito Federal deverão apresentar o documento.
Jair Bolsonaro e o partido dele, o PSL, já entregaram as prestações de contas ao Tribunal Superior Eleitoral, que vai julgar a documentação. Mas antes disso, a campanha do presidente eleito terá que esclarecer inconsistências identificadas pelo tribunal.
Prestar essas informações é uma etapa obrigatória para que Bolsonaro seja diplomado no dia 10 de dezembro. Na prestação de contas devem constar o total de recursos arrecadados, as despesas de campanha nos dois turnos e os órgãos partidários que doaram ou tiveram gastos com as candidaturas. Quem não prestar contas fica impedido de obter certidão de quitação eleitoral e não poderá ser diplomado. Já o partido perde direito aos recursos do fundo partidário. Fonte: Rádio Nacional/EBC